A Academia Politécnico Lx visitou, neste segundo dia, o campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa, onde residem três das suas oito escolas: a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Hoje, os nossos participantes puderam ficar a conhecer melhor a oferta formativa da ESCS e da ESELx.

ComunicArte

O dia começou na ESCS. No auditório da Escola, fomos recebidos pelo coordenador do Serviço de Comunicação, Marcos Melo e pelo Vice-Presidente Manuel Batista. Manuel Batista começou por dar os parabéns a todos os participantes e pela postura assumida ao “visitar os espaços e tentar perceber o que é oferecido”.

 

Foto Estúdio Rádio dia 2 Edit

 

“A ESCS é uma escola de cariz prática e vão visitar cada um destes espaços onde se aprende a saber fazer”, disse Manuel Batista.

 


Uma breve história da ESCS

A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), iniciou funções em 1989, com o curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing.  No ano letivo seguinte, iniciou-se o curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial. A Licenciatura em Jornalismo arrancou em 1996/07 e a partir de 2002/03, o curso de Audiovisual e Multimédia juntou-se à oferta formativa da ESCS.   


Durante a manhã, os estudantes ficaram a conhecer os estúdios de Televisão e Rádio, onde desenvolveram dinâmicas. No estúdio de Televisão desenvolveram um programa, onde tinham o controlo das câmaras, da régie e eram os protagonistas e no estúdio de Rádio gravaram o seu primeiro podcast.

“Nós preparámos duas atividades, uma de televisão e outra de rádio, de forma a serem representativas dos cursos desta instituição”, começou por explicar Marcos Melo. “Tentamos que a própria dinâmica das atividades seja mais próxima da realidade daquilo que um aluno desta instituição faz num estúdio de televisão e de rádio”, continuou o coordenador do Serviço de Comunicação da ESCS.

 

Foto ESELx Filete 

 

De alunos a professores

Depois de almoço, ficámos pela ESELx, onde, no auditório, fomos recebidos pela Vice-Presidente da ESELx, Cátia Rijo, em representação da presidência da Escola.

“Cada atividade é um dos cinco cursos da ESELx”, começou por explicar Cátia RIjo. “Queremos dar-vos uma ideia disto que é o Ensino Superior e mostrar-vos que há mais além da licenciatura que vocês escolhem”, concluiu a docente.

Os participantes da Academia Politécnico Lx passaram pelas cinco estações, representativas dos cursos de Licenciatura da ESELx: Animação Sociocultural; Artes Visuais e Tecnologias; Educação Básica; Mediação Artística e Cultural; e Música na Comunidade. Concluída a visita pela escola, os alunos ainda criaram um projeto tendo por base os conhecimentos adquiridos.

 

Foto Arraial Edit

 

Arraial ninguém leva a mal

Haverá melhor maneira de concluir um dia de aprendizagem do que com um arraial no Campus de Benfica do Politécnico de Lisboa? Com soluções para todos, vegetarianos ou não, todos puderam passar um final de tarde muito agradável com música, boa disposição e, claro, dança.

Por falar em dança, é bom que os participantes mantenham o ritmo, pois o dia de amanhã será dedicado às artes. A manhã será dedicada à Dança, com a tarde a ser dedicada ao teatro e ao cinema.